sábado, 24 de novembro de 2012

Queen of Tarts

Eeeeeee para dar continuidade à desgraça do passado fim-de-semana, a seguir ao Jo'Burger resolvemos ir ao Queen of Tarts, que também não conhecíamos, mas que nos foi sugerido pelas mesmas pessoas que nos apresentaram ao Jo'Burger... Também esta pastelaria está bem presente no Menupages, e muito bem classificada :)
Ao chegarmos ao local, fomos imediatamente atraídos por uma fachada vermelha de aspecto pitoresco, e quando entrámos, uma lufada de ar quente e um cheirinho a café, chocolate e pastelaria fresca entrou imediatamente pelas nossas narinas e subiu-nos ao cérebro... Hummmm... Sendo uma pastelaria tão pequena, estava a rebentar pelas costuras, pelo que fomos delicadamente convidados a esperar por mesa fora da porta, porque um grupo de cinco pessoas a atravancar o caminho do empregados não era propriamente a situação ideal... No entanto, a espera foi muito pequena e logo pudemos entrar, sentar, descansar e... aquecer do frio congelante que já se fazia sentir às 15h :)
Tenho tanta pena de não ter tirado fotos ao interior da pastelaria... A melhor descrição que posso fazer dela é que é um espaço super acolhedor, com uma decoração estilo casa-da-avozinha, pratinhos de café antigos pendurados nas paredes, bules, flores, quadros de ardósia, mesas e cadeiras de estilo retro, e o melhor de tudo, uma montra de vidro carregadinha com os doces mais apetitosos que se pode imaginar!
Com uma ementa como esta, é quase impossível fazer uma escolha em tempo útil, por isso, para meu espanto, desta vez foi ele que se antecipou a escolher uma sobremesa :)
Aqui está o nosso Baileys Chocolate Chip Cheesecake :)
 Como não podia deixar de ser, e já que o dia estava desgraçado (a contagem de calorias já estava lá em cima), resolvi acompanhar a tarte com um chocolate-quente com marshmallows (esta gente estraga-me com mimos!) 

 
 

Jo'Burger e um almoço diferente

 
Durante o fim-de-semana, tivemos oportunidade de conhecer mais uma famosa hamburgueria Dubliniana, o Jo'Burger, e pela forma como nos descreveram a comida, não ficámos desapontados! :) A cotação dele no Menupages é muito boa, tanto em termos de preço como de qualidade, por isso só faltava ir lá provar e comprovar :)  
Posso dizer que este é um dos restaurantes mais originais onde já fui, o serviço é super amigável, as instalações são super originais e a decoração, tanto das paredes como das próprias mesas é no mínimo... criativa :-P
 
Para começar, o menu especal do dia é exibido sob a forma de um grande espelho, e é impossível que passe despercebido!
 
A decoração é completamente fora do comum, com tijolos à mostra em certos pontos da parede (como se esta estivesse inacabada), quadros com circuitos eléctricos, e toda a espécie de abóboras sobre o balcão!
 
Gostei especialmente da forma como colocaram os objectos na mesa: a água, que para estes lados é completamente gratuita e servida aos clientes sem ser pedida, foi servida em garrafas de vinho; os talheres e guardanapos são colocados na mesa dentro de latas de conserva, mas o melhor de tudo são as limonadas, que são servidas em frascos de vidro!! Ah, e a ementa das bebidas, que não aparece nas fotografias, é uma simples folha de papel, com as arestas todas rasgadas pelo uso, apresentada dentro de um livro de histórias. Adorei! :) 
 
Quanto aos hamburgueres propriamente ditos, acho que dispensam descrição... A forma de escolher o hamburguer é muito particular: primeiro escolhe-se a carne (ou vegetariano), depois o tipo de pão e depois o Style:
O meu era um Beef burger com bacon, spicy banana e salada.
O dele era também um Beef burger, Endeni Style, com molho de cogumelos salteados e manteiga de alho :)
Depois de uma refeição mais do que satisfatória, recheada de boa comida, conversa e gargalhadas, o meu único reparo menos positivo vai para o serviço, não porque tenhamos sido mal tratados (muito pelo contrário!), mas pela impossibilidade de fazermos múltiplos pagamentos com cartão de débito (só permitiam dois pagamentos no máximo, e nos éramos 5), o que nos obrigou a termos que dividir a conta em dois e ajustarmos contas cá fora... Se excluirmos este pequeno precalço, foi um almoço perfeito!
Quero só fazer notar uns detalhes na ementa, que nos fizeram sorrir a todos, pela maneira tão curiosa como eles comunicam com os clientes :)

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Empadas de carne com sabor a Outono :)

 
Depois de termos recebido um convite para um magusto improvisado, made by Tugas em terras Irish, resolvi fazer estas empadinhas de carne, que por terem abóbora, cheiravam mesmo a Outono e pareciam o acompanhamento ideal para esta tradição tão portuguesa :)
  Massa:
     300g de farinha (ou 200g de farinha branca e 100g de farinha integral)
     80g de margarina
     1 c(chá) de sal
     1 ovo para pincelar
     sementes de sésamos e de papoila q.b.
     2 c(sopa) de água
  Recheio:
     1 cebola picada
     200g de carne (frango ou outra)
     1/2 chouriço
     50g de abóbora em cubinhos
     1 malagueta pequena
     salsa-picada q.b.
     pimenta, sal e água q.b.
     Para dar "aquele kick", acrescentar uma pitada de chilli em pó
 
Preparação:
Para a massa, juntar a farinha, a margarina e o sal e amassar. Acrescentar água e continuar a amassar até a massa ficar fofa. Formar uma bola e deixar repousar.
Para o recheio, coza a carne em água com um pouco de sal e desfie em lascas. Refogue a cebola e a abóbora num fio de azeite. Junte a malagueta sem as sementes e picada finamente, o chouriço picado e a carne. Tempere com pimenta e sal (se necessário) e junte um pouco de água (cerca de 2 colheres de sopa). Deixe cozinhar, acrescente a salsa picada e mexa bem. Retire do lume e deixe arrefecer.
Estenda a massa com o rolo e corte-a em círculos.
Forre formas de queques com eles, recheie com o preparado e tape com círculos de massa mais pequenos, colando bem os bordos.
Pincele com ovo batido e polvilhe com sementes de sésamos e papoila.
Levar ao forno por cerca de 30 minutos, até ficarem douradas.
 
Como a minha forma de muffins só dá para 6, resolvi fazer uma mega-empada com a massa e o recheio que sobravam! Já deu para um jantar :)
Já viram bem a cor deste recheio? Super larajinha e super apetitoso :)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Mais Tuga impossível :)

Sabem aqueles dias em que sentem um vazio a que não sabem dar nome? Numa destas alturas, em que a nostalgia tomou conta e mim por inteira, bateu uma saudade dos meus pais, e com ela, claro, a saudade da comidinha da minha mãe :) Na falta da verdadeira cozinheira, resolvi (tentar) recriar uma das especialidades dela, exactamente como ela faz, e esperar que saísse perfeita!
Tendo em conta que a receita foi provada e aprovadíssima, aqui fica a minha francesinha, uma fusão perfeita de uma receita Tuga com ingredientes Irish :)
 
NOTA: não deixo aqui a receita do molho que fiz (sorry!), por ser especialidade da verdadeira cook, mas usem uma receita à vossa escolha. Deixo-vos esta, que parece aproximada. Usem apenas ingredientes de qualidade!
 
Ingredientes para duas francesinhas:
molho de francesinha q.b.
4 fatias de pão de forma
2 bifinhos finos (frango, perú, vaca, etc.)
2 salsichas frescas  pequenas, abertas ao meio, longitudinalmente
2 fatias de bacon
4 rodelas de linguiça
7 fatias de queijo com 1 a 2 mm de espessura
Preparação:
Preparar o molho conforme a receita, mergulhar duas fatias de pão no molho e colocar nos pratos de servir.
Dispôr uma fatia de queijo sobre cada fatia de pão.
Grelhar as carnes e colocá-las sobre o queijo, na seguinte ordem: bife - bacon - salsicha - linguiça. Aqui podem ver a linha de montagem :)  
Mergulhar as outras fatias de pão no molho, dispôr sobre as carnes e cobrir com as restantes fatias de queijo.
Regar com mais molho (a gosto) e levar ao microondas, na potência máxima, por 1:20 min, até o queijo estar derretido. Servir de imediato :)

domingo, 18 de novembro de 2012

Frango assado com legumes, e batatas assadas com alho e ervas

Desta vez resolvi fazer umas batatinhas assadas. Estava mortinha por comer batatas caseiras, bem temperadas, com a crosta a estalar... Ficaram tão, mas tão boas, que me senti na obrigação de partilhar esta receita tão simples convosco :)
Juntamente com as batatas, fiz a minha receita habitual de frango assado, mas desta vez com legumes, e ficou super apetitoso!!
 
Ingredientes para as batatas:
4 batatas médias com a casca, bem lavadas
3 c(sopa) de azeite
4 dentes de alho
1/2 c(chá) de alecrim
1/2 c(chá) de orégãos
1/2 c(chá) de tomilho
1/2 c(chá) de paprika
1/2 c(chá) de pimenta
1 c(chá) de sal
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200ºC. ortar as batatas ao meio, no sentido do comprimento, e depois de novo ao meio (em gomos). Colocar numa tigela grande juntar os temperos e misturar. Para este passo, não tenham medo de sujar as mãos!!
Dispôr num tabuleiro com folha de alumínio, com a casca virada para baixo, bem espaçadas, para cozinharem uniformemente.
Levar ao forno por 35 minutos até ficarem douradas, com a aresta crocante, e macias por dentro. Servir de imediato, polvilhadas com mais sal (opcional).
 
Ingredientes para o frango:
1 cebola às rodelas
1 fio de azeite
coxinhas de frango q.b.
sal, pimenta, alho picado, sumo de limão q.b.
2 cenouras às rodelas grossas
couves-de-Bruxelas q.b.
Preparação:
Untar um tabuleiro refractário com um fio de azeite e dispôr a cebola às rodelas.
Temperar o frango a gosto e dispôr as coxinhas sobre a cebola. Dispôr as rodelas de cenoura e as couves-de-Bruxelas nos espaços entre as coxinhas, salpicar com alecrim e levar ao forno por 1h. Virar as coxinhas uma vez, a meio da cozedura.
Para fazer os dois juntos, colocar primeiro as coxinhas, esperar 15 minutos e depois colocar o tabuleiro das batatas na parte de cima do forno. Quando for virar as coxinhas, trocar os tabuleiros de lugar (passar as coxinhas para cima para a pele ficar estaladiça).
Este é o aspecto final de uma refeição simples mas memorável :)
Servir com as batatas assadas, e... saborear!! :)

sábado, 17 de novembro de 2012

Pizza caseira com massa integral

Ingredientes:
   Massa
     120ml de água
     1 c(chá) de sal
     10g de fermento de padeiro
     100g de farinha integral
     130g de farinha
  Molho de tomate
     1 lata de tomate picado
     1/3 de pimento vermelho picado grosseiramente
     2 dentes de alho
     1 c(sopa) de azeite
     sal, pimenta e orégãos q.b.
  Recheio
     1/3 de pimento verde, vermelho e amarelo
     100g de cogumelos frescos, laminados
     azeitonas verdes descaroçadas q.b.
     100g de queijo mozzarella ralado
     rodelas de chouriço à escolha q.b.
     orégãos q.b.
 
Preparação:
  Massa:
Na água morna, diluir o fermento e o sal. Juntar as farinhas e amassar, até obter uma massa elástica. Formar uma bola e deixar levedar em local morno.
  Molho de tomate:
Refogar os alhos picados no azeite, adicionar o tomate e o pimento, temperar a gosto com os restantes ingredientes e deixar cozinhar em lume brando, por 10 a 15 minutos. No fim, passar a varinha mágica até obter um molho aveludado (espe passo é opcional).
Estender a massa numa superfície polvilhada com farinha, com a ajuda do rolo da massa, até formar um círculo com aproximadamente 0,5cm de altura. Colocar num tabuleiro polvilhado com farinha e salpicar com umas gotas de azeite e cobrir com o molho de tomate.
  Recheio:
Saltear os cogumelos com um fio de azeite. Dispôr os pimentos e os cogumelos salteados sobre o molho, salpicar com as azeitonas cortadas ao meio, polvilhar com o mozzarella e dispôr as rodelas de chouriço sobre o queijo.  
 
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até o queijo derreter e a massa ficar estaladiça (mas não em demasia!)

domingo, 4 de novembro de 2012

Rolo de carne e aveia

Desta vez resolvi fazer um rolo de carne. Eu sei que estava bom, mas se quiserem comprovar... experimentem a receita :)
 
Ingredientes:
400g de carne e vaca picada
sal e pimenta q.b.
1 cebola picada finamente
2 dentes de alho picados
1 cenoura ralada
1 ovo batido
2 c(sopa) de polpa de tomate
1/2 ch de flocos de aveia
pão-ralado q.b.
1 c(sopa) de ketchup
1 c(sopa) de mostarda (misture mostarda normal com mostarda em grão)
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Misturar os ingredientes todos (menos o ketchupe e a mostarda), dar a forma de um rolo e colocar numa assadeira levemente untada.
Misturar o ketchup com as mostardas, envolver pão-ralado a gosto e cobrir o rolo com esta crosta.
Levar ao forno por 20 minutos, tapado com folha de alumínio. Retirar a folha de alumínio e deixar cozer por mais 20 minutos, para ficar dourado.
Servir com arroz de cenoura e pimentos.


Hamburguer de soja no pãozinho :)

Esta receita não é propriamente uma receita, é mais uma dica :) Andava já há dias com vontade de comer um hamburguer, mas não queria gastar tempo nem dinheiro numa hamburgueria, nem queria ingerir milhões de calorias numa refeição que me ia deixar com fome ao fim de umas horas, por isso resolvi fazer os meus próprios hamburgueres, livres de calorias vazias e cheios de sabor :)
Fica aqui a lista de ingredientes para os meus hamburgueres personalizados :)
 
Ingredientes:
4 fatias de paão integral
2 fatias de queijo cheddar fundido
2 folhas de alface
4 fatias finas de pepino
1/2 cebola em rodelas finas
1 fio de azeite
1 c(sopa) de vinagre balsâmico
1 pitada de sal
2 cogumelos cortados ao meio e laminados
1 c(sopa) de ketchup
1 c(sopa) de mostarda
1 c(sopa) de maionese light
2 pepinos em pickle (opcional)
Preparação:
Grelhe os hamburgueres numa frigideira levemente untada, até ficarem dourados. Coloque uma fatia de queijo sobre cada um deles e deixe derreter. No mesmo tacho, frite a cebola e os cogumelos num fio de azeite, refresque com vinagre balsâmico e deixe cozinhar até os líquidos serem absorvidos. Tempere com sal, mexa e reserve.
Torre levemente as fatias de pão, disponha duas fatias no prato de servir e dividir o ketchup e a mostarda por elas. Coloque uma folha de alface sobre cada fatia, e sobre elas os hamburgueres com o queijo. Disponha o pepino sobre elas e por cima espalhe a cebola frita e o pickle. Espalhe meia colher de maionese light sobre as restantes fatias de pão torrado e finalize a sanduiche.
Eu sei que parece meio yucky, mas não lhe faltava nada :)


sábado, 3 de novembro de 2012

Cogumelos portobello recheados com queijo e legumes

O jantar desta noite foi leve, saudável, veggie, exactamente como um jantar deveria ser :)

Ingredientes:
4 cogumelos Portobello grandes
1 dente de alho picado
100g de tomate cereja em quartos (ou dois tomates picados)
150g de courgette em cubinhos
2 cogumelos cortados ao meio e laminados
75g de queijo ralado
1 raminho de salsa picado
1 c(sopa) de azeite
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Com uma faca, retirar a pele escura e o pé dos cogumelos. Refogar o alho no azeite, e de seguida acrescentar os cogumelos laminados, o tomate e a courgette. Temperar com sal e pimenta, e assim que os legumes estiverem tenros, adicionar a salsa picada e retirar do lume.
Dispôr os cogumelos Portobello numa assadeira refractária levemente untada, dividir o preparado pelos pelos cogumelos, polvilhar com queijo ralado e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15 minutos. Servir com uma salada verde.


Couve-flôr gratinada

Durante estes dias, ando com vontade de experimentar coisas novas, por isso tenho folheado os meus cadernos de receitas até à exaustão :) Tinha uma couve-flôr no frigorífico, já há dias, e queria fazê-la como eu mais gosto: gratinada, com molho branco e um queijinho por cima, hummm...
 
Ingredientes:
1 couve-flôr em raminhos, cozida em água com um pouco de sal
1 c(sopa) de margarina
1 cebola pequena picada finamente
1 cenoura pequena ralada
1 c(sopa) de farinha
1/2l de leite
Preparação:
Refogar a cebola na manteiga, só até ficar transparente. Acrescentar a cenoura e deixar cozer mais um pouco. Juntar a farinha, mexer e acrescentar um pouco de leite, mexendo para envolver. Juntar o resto do leite e deixar ferver, mexendo até engrossar. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada a gosto.
Dispôr a couve-flôr numa assadeira e cobrir com o molho branco. Polvilhar com um pouco de queijo ralado e levar ao forno para gratinar.
Servi a couve gratinada a acompanhar um salmão grelhado :)