Se há coisa que adoro na cozinha, é o facto de poder fazer 1001 experiências, inventar, recriar, errar uma e outra vez até acertar, e claro, isto sempre com a minha "cobaia" por perto, o meu ponto de controlo, que não tem quaisquer problemas em dizer-me o que gosta, ou o que não gosta e porquê... Uma "cobaia" aberta a experiências e disposta a provar tudo, é tão importante como ter um bom livro de receitas à mão, ou o meu querido e adorado Pinterest :) Eu chamo-lhe cobaia, mas ele não se importa, e já está tão habituado às minhas experiências e maluquices culinárias, que às vezes já nem pergunta o que tem no prato, limita-se a comer, a saborear e, quando corre bem (na maior parte das vezes), a elogiar no fim :)
Desta vez resolvi que ultimamente ando a passar pouco tempo na cozinha (!), e então apeteceu-me complicar um pouco o jantar, para além de pegar num ingrediente que nunca tinha experimentado (e que até vir para a Irlanda, era desconhecido para mim): a quinoa.
Sempre que navegava pelo meu mais recente vício - o Pinterest - apareciam-me receitas que incluíam aquele grãozinho misterioso, e sempre com um aspecto de morrer, por isso era só uma questão de tempo até me apetecer meter mãos à obra e... see for myself :) e o resultado esta à vista!
Deixo-vos aqui a minha primeira receita feita com quinoa, mais uma aprovada pelo meu "centro de testes" - AKA namorado - que adorou!!
Ingredientes:
Hamburguer:
1/3 ch de quinoa lavada (sem cozinhar)
3/4 ch de pimento vermelho assado (ver em baixo)
1/2 cebola picada
1/2 ch de feta esmigalhado
1/4 ch de pão-ralado
1 ovo
sal e pimenta q.b.
Molho de tomate:
1 1/2 ch de tomates-cereja
2 dentes de alho esmagados
1 c(sopa) de açúcar amarelo
1 1/2 c(sopa) de vinagr balsâmico
azeite q.b.
Montagem:
pão de hambúrguer com sementes
espinafres baby ou alface
mostarda q.b. (opcional)
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Cortar os tomates em quartos e colocar numa assadeira, juntamente com os alhos esmagados. Polvilhar com o açúcar amarelo, o vinagre balsâmico, umas gotas de azeite e levar ao forno por 20 minutos. Reservar.
Numa assadeira, colocar o pimento em pedaços e um pouco de azeite, mexer para envolver e levar ao forno por 20min a 220ºC. Reservar.
Cozinhar a quinoa conforme as instruções da embalagem e reservar (adoro os caracolinhos!).
Saltear a cebola num pouco de azeite, retirar e juntar à quinoa já cozida, juntamente com os pimentos assados, picados grosseiramente, o feta, o pão-ralado, sal e pimenta a gosto. Mexer, juntar o ovo, envolver bem e formar 3 ou 4 hambúrgueres (conforme o tamanho desejado). Colocar no frigorífico por 30 minutos.
Grelhar os hambúrgueres num tacho anti-aderente pré-aquecido, com spray ou umas gotas de azeite, por 8-10 minutos de cada lado, até ficarem dourados.
Servir em pãezinhos ligeiramente torrados, com os espinafres e o molho de tomate. Eu optei por deitar um pouco de mostarda na metade inferior de cada pão, antes de colocar a alface.
Enjoy!! :)
Sem comentários:
Enviar um comentário