quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Hamburguer de quinoa, feta e pimento assado

Se há coisa que adoro na cozinha, é o facto de poder fazer 1001 experiências, inventar, recriar, errar uma e outra vez até acertar, e claro, isto sempre com a minha "cobaia" por perto, o meu ponto de controlo, que não tem quaisquer problemas em dizer-me o que gosta, ou o que não gosta e porquê... Uma "cobaia" aberta a experiências e disposta a provar tudo, é tão importante como ter um bom livro de receitas à mão, ou o meu querido e adorado Pinterest :) Eu chamo-lhe cobaia, mas ele não se importa, e já está tão habituado às minhas experiências e maluquices culinárias, que às vezes já nem pergunta o que tem no prato, limita-se a comer, a saborear e, quando corre bem (na maior parte das vezes), a elogiar no fim :)
Desta vez resolvi que ultimamente ando a passar pouco tempo na cozinha (!), e então apeteceu-me complicar um pouco o jantar, para além de pegar num ingrediente que nunca tinha experimentado (e que até vir para a Irlanda, era desconhecido para mim): a quinoa.
Sempre que navegava pelo meu mais recente vício - o Pinterest - apareciam-me receitas que incluíam aquele grãozinho misterioso, e sempre com um aspecto de morrer, por isso era só uma questão de tempo até me apetecer meter mãos à obra e... see for myself :) e o resultado esta à vista!
Deixo-vos aqui a minha primeira receita feita com quinoa, mais uma aprovada pelo meu "centro de testes" - AKA namorado - que adorou!!
 
Ingredientes:
  Hamburguer:
    1/3 ch de quinoa lavada (sem cozinhar)
    3/4 ch de pimento vermelho assado (ver em baixo)
    1/2 cebola picada
    1/2 ch de feta esmigalhado
    1/4 ch de pão-ralado
    1 ovo
    sal e pimenta q.b.
  Molho de tomate:
    1 1/2 ch de tomates-cereja
    2 dentes de alho esmagados
    1 c(sopa) de açúcar amarelo
    1 1/2 c(sopa) de vinagr balsâmico
    azeite q.b.
  Montagem:
    pão de hambúrguer com sementes
    espinafres baby ou alface
    mostarda q.b. (opcional)
 
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Cortar os tomates em quartos e colocar numa assadeira, juntamente com os alhos esmagados. Polvilhar com o açúcar amarelo, o vinagre balsâmico, umas gotas de azeite e levar ao forno por 20 minutos. Reservar.
Numa assadeira, colocar o pimento em pedaços e um pouco de azeite, mexer para envolver e levar ao forno por 20min a 220ºC. Reservar.
Cozinhar a quinoa conforme as instruções da embalagem e reservar (adoro os caracolinhos!).
Saltear a cebola num pouco de azeite, retirar e juntar à quinoa já cozida, juntamente com os pimentos assados, picados grosseiramente, o feta, o pão-ralado, sal e pimenta a gosto. Mexer, juntar o ovo, envolver bem e formar 3 ou 4 hambúrgueres (conforme o tamanho desejado). Colocar no frigorífico por 30 minutos.
Grelhar os hambúrgueres num tacho anti-aderente pré-aquecido, com spray ou umas gotas de azeite, por 8-10 minutos de cada lado, até ficarem dourados.
Servir em pãezinhos ligeiramente torrados, com os espinafres e o molho de tomate. Eu optei por deitar um pouco de mostarda na metade inferior de cada pão, antes de colocar a alface.
Enjoy!! :)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Hoje foi dia de pizza :)

Sendo uma apaixonada por boa comida italiana, claro que adoro pizza, sobretudo se for caseira, com ingredientes frescos e de boa qualidade. E aqui fica a minha receita para uma pizza leve, de base fofa, mas estaladiça nos bordos, cheia de sabor, e aprovadíssima!!
Ingredientes:
  Massa
    120ml de água
    1 c(chá) de sal
    1 saqueta de fermento rápido seco
    70g de farinha integral
    160g de farinha
  Molho de tomate
    1 cebola picada finamente
    2 tomates picados
    1 c(sopa) de puré de tomate
    1/4 de pimento vermelho bem picado
    orégãos, sal e pimenta q.b.
  Recheio
    1/4 de pimento verde em fatias
    3 fatias de fiambre
    100g de cogumelos laminados, salteados num fio de azeite
    rodelas de salpicão q.b. ou pepperoni
    orégãos q.b.
    mozzarella ralado q.b.
 
Preparação:
  Massa
Na água morna, dissolver o sal e o fermento, adicionar as farinhas e amassar até obter uma massa uniforme e elástica. Formar uma bola e deixar levedar em local morno. Estender sobre uma superfície enfarinhada, com a ajuda do rolo da massa, e formar um círculo com cerca de 0,cm de altura. Colocar numa assadeira polvilhada com farinha e reservar.
   Molho de tomate
Refogar a cebola no azeite, até ficar translúcida. Juntar os tomates, o puré de tomate e os pimentos e deixar cozinhar até ficar tudo macio e o molho reduzir, durante 10 minutos, em lume baixo. Temperar com sal, pimenta e orégãos a gosto e cobrir a base da pizza.
   Recheio
Dispôr as fatias de pimento e de seguida o fiambre em pedaços de 2 cm. Distribuir os cogumelos, polvilhar com mozzarella ralado e decorar com o salpicão ou pepperoni. Polvilhar com orégãos e levar ao forno por 20 minutos, até o queijo derreter e a base ficar levemente dourada. 
 
Como entrada, servi umas espetadinhas de tomate-cereja com mozzarella, salpicadas com uma pitada de azeite e de orégãos :)

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Tarte de frango, cogumelos e bacon

Adoro fins de semana! São sempre uma boa oportunidade para passearmos juntos, para ir ao cinema, ou para ficarmos enroladinhos no sofá a ver um bom filme ou uma data de episódios de uma série, e claro, para experimentar coisas diferentes na cozinha :)
Desta vez, o que me chamou a atenção foi esta receita da Nigella... É uma versão da primeira vez que jantámos fora em Dublin (sem contar com a nossa aventura nocturna na primeira noite que passámos cá), e modéstia à parte, ficou de comer e chorar por mais!
Aqui vai a receita, experimentem e partilhem os resultados :)
 
Rende:
2 porções de 300ml
 
Ingredientes:
3 fatias de bacon em pedaços de 2,5 cm
1 c(chá) de azeite aromatizado com alho
125g de cogumelos fatiados
250g de coxinhas de frengo desossadas e em pedaços de 2,5 cm
25g de farinha
1/2 c(chá) de tomilho seco
15g de manteiga
300ml de caldo de galinha
15ml de marsala ou outro vinho doce
375g de massa folhada
 
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 220ºC.
Fritar o bacon no azeite até ficar crocante e adicionar os cogumelos. Deixar cozinhar um pouco.
Numa tigela média, juntar a farinha com o tomilho e o sal e envolver o frango. Derreter a manteiga no tacho do bacon e juntar depois o frango e a restante farinha. Mexer até o frango ganhar cor, verter o caldo de galinha (a ferver) e o marsala, mexer para engrossar  e deixar ferver por 5 minutos.
Fazer dois aneis com a massa folhada, do tamanho da boca dos ramekins, humedecer os bordos e colar os aneis. Recortar dois círculos maiores do que os ramekins, dividir o frango pelos dois e tapar com a massa folhada. Selar os bordos com um garfo e levar ao forno por 20 minutos ou até dourarem.
Servir quente, acompanhado com batatinhas assadas ou legumes salteados. 

Depois de experimentarem não vão querer outra coisa! :)