terça-feira, 29 de novembro de 2011

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pizza

Um pouco a medo, lá experimentei a minha primeira receita de pizza. A massa fica muito melhor quando é feita em casa, mas neste caso, e porque estava a pisar terreno desconhecido, resolvi usar massa comprada. No entanto, apesar da massa, a pizza ficou de comer e chorar por mais! :)

Ingredientes:
400g de massa de pizza
3cl de azeite
40g de azeitonas pretas descaroçadas
100g de polpa de tomate
100g de courgette
50g de cogumelos
1/3 de pimento verde
1/3 de pimento vermelho
100g de bacon
100g de chouriço
100g de queijo ralado
orégãos secos
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Estenda a massa de pizza com uma espessura de 4mm, coloque-a num tabuleiro de ir ao forno e pincele-a com azeite e um pouco de orégãos.
Aloure a cebola no azeite, e junte a polpa de tomate, os cogumelos e a courgette aos cubos. Deixe ferver, tempere com sale pimenta e cubra a massa com este preparado.
Por cima coloque as azeitonas pretas, bacon aos cubos, pimento verde e vermelho às tiras, cubra tudo com queijo ralado e disponha por cima as rodelas de chouriço.
Leve ao forno a 180ºC, com o calor mais forte na parte inferior, durante 15minutos.
Yummm... :)

Lulas :)

Ando há semanas com um apetite por lulas, e um dia destes resolvi recorrer à minha biblioteca pessoal de culinária (leia-se: mãezinha) e experimentei o meu primeiro prato de lulas, que afinal foi bem mais simples do que eu estava à espera:

Ingredientes:
Lulas
azeite q.b.
3 dentes de alho
2c (sopa) de polpa de tomate
sal e pimenta q.b.
piri-piri q.b.
vinho branco q.b.

Preparação:
Numa panela, aloure os alhos no azeite e acrescente as lulas. Deixe cozer em lume brando, mexendo de vez em quando, até as lulas diminuírem de tamanho.
Pôr no mínimo e acrescentar a polpa de tomate, o piri-piri e o vinho. Temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar até o molho reduzir.
Sirva quente, com batata cozida.

Posso dizer que o resultado final ficou aprovadíssimo!!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Almoço caseiro :)

Digam lá se não sabe muito melhor uma comidinha feita em casa, do que almoçar no restaurante todos os dias :) Para além de que, claro está, a poupança ao fim do mês é astronómica!!
Ontem decidi voltar a fazer costeletas no forno, e finalmente, o meu maior pesadelo (fazer arroz...) foi pra trás das costas, porque este estava PERFECT!! :)

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Quiche :)

Ontem, assim meio à pressa, porque não tinha pensado no que fazer para o jantar, resolvi aproveitar a massa folhada e alguns veggies que tenho sempre no frigorífico, e fiz uma quiche... E num momento de clarividência, acabei por descobrir o que havia de errado com o meu forno, ou melhor, o que havia de errado comigo, por não o saber usar em condições :-p Enfim, estou habituada a fornos mais modernos, mas não há nada que não se resolva :)
Afinal de contas, ficou bonita não ficou?
Desta vez acompahei-a com nabiças salteadas e adorei :)
NOTA: Só não estava à espera que o queijo fresco (QUEIJO!!) não derretesse com o calor... Por isso, em vez de ficarem uns belos pedaços de queijo derretido, ficaram umas coisas que mais parecem tofu...

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Frango estufado

Quem já suspirou de saudades por aqueles pratos tão simples, mas tão ricos em sabor como só a nossa mãezinha sabe fazer? Parece que elas nunca sabem o que hão-de fazer para jantar, e de um momento para o outro, já tiraram da manga algum truque e já o cozinhado vai a meio, sem nós nos apercebermos... Ontem bateu uma saudade, por isso resolvi fazer um franguinho estufado como só ela sabia fazer... e sabe tão bem de vez em quando... É quase como voltar a ser pequena :)
Por isso, e para não fugir à tradição, procurei fazer como ela fazia, mas mesmo assim não resisti a fazer algumas experiências pelo meio :)

Ingredientes:
1 galinha
0,5 dl de azeite
1cebola grande
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
1dl de vinho branco
1 folha de louro
250g de esparguete
salsa q.b.

Preparação:
Arranje a galinha, corte-a em pedaços e tempere-a com sal e pimenta..
Num tacho, verta o azeite e junte a cebola e o alho picados, e deixe refogar até a cebola ficar transparente. Junte a carne e deixe cozinhar até esta ficar douradinha. Junte depois o louro e o vinho branco, e água suficiente para cozinhar a galinha; deixe cozinhar em lume brando por cerca de 40 minutos.
Numa panela à parte coza o esparguete.
Sirva o frango sobre o esparguete, polvilhado com um pouco de salsa fresca.
NOTA: Eu fiz algumas alterações na receita, coloquei um pimento vermelho picado junto com a cebola, e adicionei alho francês enquanto o frango cozinhava, para dar um toque de verde... E como sou MUITO amiga do verde, optei ainda por adicionar ervilhas e couves de bruxelas na massa. Hummm...

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Peixe com broa

Quantas receitas de Bacalhau com Broa conhecem? Eu já tinha saudades do famoso Bacalhau com Broa da Minha Mãezinha :) mas na falta de bacalhau cá em casa, resolvi inovar e experimentei fazer peixe com broa... ficou de comer e chorar por mais!
Não sei as quantidades ao certo, porque fiz a olho e ainda sobrou, mas de qualquer maneira aqui fica a receita:

Ingredientes:
Filetes de pescada
Broa esfarelada
Grelos ou Nabiças cozidas
Cebola
Alho
Azeite
Sal, pimenta e limão para temperar
Farinha q.b.

Preparação:
Tempere os filetes com sal, pimenta e limão e deixe repousar por 10 minutos.
Entretanto, pique metade dos alhos e leve ao lume com um pouco de azeite, até este fervilhar. Junte depois a broa esfarelada e deixe fritar. Por fim junte as nabiças e misture. Reserve.
Numa frigideira, deite um pouco de azeite e os restantes alhos picados, e deixe fervilhar. Passe os filetes por farinha e frite-os neste azeite até ficarem dourados.
Numa assadeira de barro ou pirex, faça uma cama de cebola e regue com um pouco de azeite. Disponha sobre ela os filetes, e por cima a mistura de broa. Leve ao forno a 180ºC por 15 minutos.
Acompanhe com batatinhas a murro ou puré de batata, e salada.
NOTA: Eu prefiro de longe acompanhar este prato com batatas a murro, mas como não tinha batatinhas novas na despensa, resolvi fazer puré. Prato aprovado com distinção :-D

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Mais uma oção para o lanche :)

Não sei porque se chama Bolo de Água, mas tenho uma teoria... Deve ser porque deixa água na boca!!

Ingredientes:
Raspa de 1 limão
4 ovos
300g de açúcar
1dl de água
300g de farinha
1 colher (chá) de fermento
Margarina para untar
Farinha para polvilhar

Preparação:
Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha.
Numa tigela, junte a raspa de limão, os ovos e o açúcar e bata bem. Junte depois a água e mexa. Por fim adicione a farinha e o fermento e bata bem.
Verta a massa para uma forma e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.

Quiche Vegetariana


Um dia destes resolvi fazer uma quiche vegetariana... Agarrei em tudo o que era vegetal, do meu frigorífico e recheei a massa:)
Para esta tarte usei uma base de massa folhada, cortei os veggies aos bocadinhos (usei pimento verde e vermelho, alho francês, cenoura, tomate, milho, azeitonas, cogumelos e cebola), e para ligar tudo bati 2 ovos e um pacote de natas, juntei queijo ralado e despejei por cima. Levei ao forno até ficar douradinha, e a ideia era deixar arrefecer um pouco antes de desenformar, mas estava tão apetitosa que acabámos por queimar a língua hihi! Ficou de comer e chorar por mais!
Só veggiesJá com recheioYumm...

Receitas 15qb

Mais uma novidade para quem gosta de boa comida, mas não tem muito tempo!
"Oliveira da Serra lançou a aplicação mobile de receitas 15 q.b., um conceito de receitas que a marca pretende rápidas, práticas e fáceis, assinadas pelo chefe Vítor Sobral. A ferramenta, desenvolvida pela Bliss Applications, está disponível para iPhone, iPad e Android.
O conceito das receitas 15 q.b., que podem ser preparadas ou confeccionadas em 15 minutos, foi lançado no site da Oliveira da Serra em 2008. Em 2010, o crescimento acentuado das visitas a esta plataforma motivou a aposta numa página no Facebook, que conta à data com quase 70 mil fãs."

Homemade (not so) fast food

Quem pensa que o hambúrguer é comida rápida, desengane-se... cozinhar hambúrgueres é uma arte que eu ainda não domino, mas pelo aspecto destes, estou a chegar lá :)
O segredo é grelhar a carne, e depois aquecer o pão no mesmo grelhador, para que ele fique com aquele gostinho da carne... hummm...
Estes são muito simples, para além da carne e do queijo (claro, não podia faltar), adicionei cogumelos grelhados (também no grelhador da carne), alface, tomate e os molhos habituais. Foi um jantar diferente :)

Bolo de maçã e nozes

Este bolinho é super fácil de fazer e a maçã ajuda-o a ficar húmido... Hummmm...

Ingredientes:
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colheres (chá) de canela
4 maçãs
4 ovos
1 chávena de miolo de noz
1 chávenas de farinha
1 chávena de óleo
2 chávenas de açúcar

Preparação:
Junte o açúcar e os ovos e mexa muito bem. De seguida adicione o óleo, a farinha, o fermento e a canela, envolvendo até dissolver os grumos. Incorpore as maçãs cortadas em cubos e as nozes picadas grosseiramente.
Unte um tabuleiro com manteiga e farinha e verta o preparado. leve ao forno por 1hora.

Humm... Já sei o que vai ser o lanche!

Queques de chocolate

Ingredientes:
200g de farinha
150g de açúcar
25g de chocolate em pó
1colher (chá) de fermento
1 ovo
1 gema
70g de manteiga
1,5dl de leite

Preparação:
Unte pequenas formas com manteiga e polvilhe com farinha. Aqueça o forno a 180ºC.
Misture a farinha com o açúcar, o chocolate e o fermento. Acrescente o ovo e a gema e misture bem. junte a manteiga e o leite e envolva bem.
Preencha as formas até 2/3 com a massa, coloque-as num tabuleiro e leve ao forno por 20 minutos. Desenforme morno e deixe arrefecer.

Costeletas de porco no forno

Aqui vai uma forma original de comer costeletas :)

Ingredientes:
4 costeletas de porco
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
1 cebola
1 tomate médio maduro
50g de manteiga
1colher (sopa) de tomate
1dl de vinho branco
1 folha de louro
100g de queijo ralado

Preparação:
Espalme as costeletas e tempere-as com sal e pimenta. Pique os dentes de alho, e corte a cebola e o tomate às rodelas finas.
Num tacho, leve ao lume a manteiga, adicione os dentes de alho e a cebola e vá mexendo até alourar. Junte as rodelas de tomate e, pouco depois, a polpa de tomate, o vinho branco e a folha de louro. Deixe ferver e tempere com sal e pimenta ou picante a gosto.
Num tabuleiro de forno, coloque as costeletas e cubra-as com a cebolada anterior. Leve-as ao forno a 180ºC, por cerca de 25 minutos.
Passado este tempo, polvilhe as costeletas com o queijo ralado e leve ao forno por mais 5 minutos. Sirva-as com batatinhas salteadas polvilhadas com salsa picada.
NOTA: Como se pode ver pela foto, eu adicionei à cebolada alguns vegetais extra, como pimento e alho francês, que lhe dão um toque diferente :)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Esparguete à Carbonnara

Quem é que nunca comeu uma boa carbonnara? Esta receita é, na minha opinião, uma das melhores que já provei... E faz sempre sucesso :)
Ingredientes:
200g de esparguete (ou tagliatelle)
175g de bacon
Azeite q.b.
Tomilho
1 pacote de natas (2dl)
2 gemas
50g de queijo mozarella
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Coza o esparguete num tacho com água e um pouco de sal. Entretanto, corte o bacon em tiras pequenas e aloure-as no azeite, juntamente com o tomilho picado. Verta as natas e tempere com um pouco de sal e pimenta.
Assim que a mistura das natas começar a fervilhar, adicione o esparguete, previamente escorrido, e envolva-o bem. Retire do lume e incorpore as gemas batidas. Acrescente o queijo e misture-o com os restantes ingredientes. Sirva de imediato.
Sugestão: Adicione ao molho, ao mesmo tempo que o bacon, 75g de fiambre em cubinhos e, no momento de servir, polvilhe com nozes picadas.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Jantar :)

Parece que esta foto deixou muita gente com água na boca, por isso, aqui vai a receita da Casquinha de Bacalhau:

500 de bacalhau demolhado
3/4 chávena (chá) de azeite
2 tomates médios cortados em fatias
2 batatas médias cozidas, em fatias
Tomilho fresco
4 dentes de alho picados
1 chávena (chá) de queijo parmesão ralado (120g)
1/2 chávena (chá) de pão ralado

Preparação:
Coza o bacalhau e lasque-o, retirando pele e espinhas. Reserve.
Num tabuleiro de forno, monte a receita em camadas, pela seguinte ordem: 1 colher (sopa) de azeite, tomate, batata, cebola, tomilho, bacalhau, alho e regue com mais azeite.
à parte misture o queijo ralado com o pão ralado e cubra a superfície do bacalhau.
Leve ao forno a 180ºC por 25 minutos, até ficar dourado ou formar crosta.
Yumm....


NOTA: como não tinha queijo ralado, tive que improvisar com o fatiado, mas tentem, sempre que possível, usar ralado porque a crosta fica ainda mais apetecível :)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

É sempre bom ter um cozinheiro à mão

Mais uma aplicação, desta vez para as fãs do Jamie Oliver e da boa cozinha :)

Para quem não sabe onde ir jantar

A nova aplicação gratuita criada pela Super Bock ajuda-te a encontrar o melhor restaurante, onde que que estejas :)

É hora de jantar :)

Depois de alguma ponderação (e muito tempo sozinha para fazer experiências), e a pedido de muitas famílias, decidi criar este blog, ainda a título experimental, ao qual resolvi muito convenientemente chamar Salsa Picada.
Apesar de não ser nenhuma Chef (cof! cof!) e de só há pouco tempo ter-me aventurado no até então desconhecido território denominado "cozinha", acabei por descobrir, no acto de cozinhar, um passatempo bastante relaxante, que me permite abstrair do mundo à minha volta... E acreditem que quando tiverem duas panelas em cima do fogão e um bolo no forno, e começarem a sentir um cheirinho a queimado, vocês também se vão conseguir abstrair do resto do mundo que vos rodeia hehehe!

Bons cozinhados :)